Anuncie aqui
Anuncie aqui
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 16/08/2014 | JI-PARANÁ - POLICIAL

Associação critica policiamento em agência bancária de Machadinho do Oeste


Policiais fazem policiamento em agência bancária de Machadinho D'Oeste, RO (Foto: Assfapom/Divulgação)Policiais fazem policiamento eA Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia (Assfapom), divulgou uma nota na última segunda-feira (4), em que criticou o policiamento exclusivo que é realizado, há pouco mais de seis meses, numa agência bancária em Machadinho D'Oeste (RO), município distante cerca de 320 quilômetros de Porto Velho.  Segundo o Ministério Público (MP), que solicitou o policiamento, a medida foi firmada em setembro do ano passado entre órgãos de segurança do estado e a Promotoria do município, tendo em vista que a agência foi alvo de assaltos.


De acordo com a presidente em exercício da Assfapom, Ada Dantas, duas guarnições compostas por três policiais militares, cada, se revezam para fazer o policiamento do banco no horário de expediente bancário. "Vários outros bancos e supermercados do município já foram assaltados, mas eles não têm segurança exclusiva. O que estamos questionando é que enquanto esse efetivo fica à disposição de uma empresa privada, deixam de proteger os cidadãos", disse a presidente, que reiterou ainda que os militares não receberam nenhuma documentação que regulamente o serviço e que não existe uma escala de profissionais para fazer a segurança do local. "A ordem foi verbal", criticou Dantas.


Ao G1, o promotor de Justiça Jonatas Albuquerque explicou que ação foi um acordo firmado entre a Promotoria e órgãos de segurança do Estado de Rondônia, devido aos assaltos que ocorreram na agência. Segundo o promotor, houve três assaltos na agência bancária no período de um ano e meio (2012 e 2013), sendo que no último roubo, o banco chegou a anunciar que fecharia as portas no município, por conta dos crimes. Mas, segundo Albuquerque a população da cidade fez um abaixo-assinado, com mais de 4 mil assinaturas, pedindo a permanência da agência e entregou ao MP. O documento foi juntado ao processo e o MP recomendou a permanência da PM no banco.


O promotor destacou que o policiamento é para proteger as pessoas e não não o dinheiro. "Todo dinheiro do banco tem seguro contra roubo. O que os policiais fazem é garantir a segurança das pessoas que frequentam a agência.

 

Albuquerque informou ainda que, no próximo dia 12 de agosto, inicia a retirada progressiva do policiamento no local. "Ao invés de termos os policiais em frente ao banco, eles farão ronda em volta da agência bancária", concluiu o promotor.


O G1 tentou contato com a gerência da agência bancária de Machadinho do Oeste mas não foi atentido.

Fonte: G1

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias
Publicidade
Inviolável
Inviolável