Anuncie aqui
Anuncie aqui
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 05/09/2014 | PORTO VELHO

Alerta do TJ: Vírus no computador de usuários causam problemas em boletos judiciais


Vírus de computador pode ser a causa de problemas relatados por usuários dos serviços judiciários com relação ao pagamento de boletos. O sistema do Tribunal de Justiça não sofreu qualquer dano, no entanto,  a situação foi identificada a partir das fiscalizações dos cartórios extrajudiciais e de reclamações de usuários que haviam efetuado o pagamento do boleto, mas que, ao realizar a consulta na página do TJRO, não constava a informação do pagamento. Foi então que a Coordenadoria de Receitas do FUJU, órgão do Judiciário responsável pelo recolhimento desses pagamentos, detectou que está havendo adulteração de boletos gerados pela internet.

 

Segundo foi apurado inicialmente, a fraude resulta da ação de vírus no computador do usuário que altera a linha digitável e possivelmente quebra o código de barras do boleto original, tornando impossível o reconhecimento do código pelo leitor ótico, forçando os usuários a digitar a sequência numérica adulterada.

 

Em decorrência dessas adulterações os pagamentos são desviados para contas de terceiros. Esses pagamentos não são reconhecidos pelo FUJU e não serão aceitos para comprovar os recolhimentos devidos ao Fundo. Por conta disso, o FUJU solicita atenção aos usuários da Justiça para que, ao gerar boletos via web, averiguem se a linha digitável do boleto apresenta as informações obrigatórias (veja quadro a seguir). Foi emitido aviso a todos os usuários, e também aos servidores do Poder Judiciário de todo o Estado para que não aceitem, como comprovação do recolhimento de custas, boletos que não apresentem as características obrigatórias.

 

 boleto-obrigatorio

 

Se pelo menos uma dessas características não estiver presente é provável que o computador, onde foi gerado o boleto, esteja infectado com algum vírus. Se isso ocorrer recomenda-se à pessoa não efetuar o pagamento desse boleto, atualizar o antivírus de seu computador e fazer a remoção dos vírus antes de gerar novos boletos. Também é recomendado que o usuário utilize outro computador para gerar o boleto e que, em caso de dúvidas sobre a autenticidade do boleto, entre em contato com a Coordenadoria de Receitas do FUJU (COGER) pelo telefone (69) 3217-1364 ou [email protected].

Fonte: rondoniagora

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias
Publicidade
Inviolável
Inviolável