Anuncie aqui
Anuncie aqui
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 06/05/2015 | GERAL

Veja como se pratica corretamente o “Whellie”, o Esporte Radical sobre duas rodas que está atraindo jovens, em Ji-Paraná


Devido à grande repercussão da matéria postada anteriormente, onde jovens estão arriscando suas vidas fazendo manobras perigosas em cima de duas rodas, a redação do site comando190 buscou a fundo a modalidade do Whellie, Esporte Radical praticado com motos preparadas. Acompanhe:

 

Notícia publicada em 03/05/2015 - 22:41:45 BRINCANDO COM A MORTE – Jovens arriscam a própria vida em troca de adrenalina – VÍDEO

 

 

Entenda o que é “Whellie” e como funciona

Fonte: Site Alma Radical

 

O Wheelie  (também conhecido como wheeling, ou stunt) é um esporte radical, praticado com motos preparadas, e ajustadas para tal, apesar do nome soar estranho, o Wheelie é um esporte muito admirado e conta inclusive com jogos online, mas ainda é desconhecido por muita gente.

 

O esporte surgiu na década de 70, na Califórnia pelas mãos do também californiano Doug Domokos, conhecido como "The King Wheelie" (O Rei do Wheelie) que desenvolveu a técnica de empinar (Wheelie significa "Empinar") sua motocicleta controlando-a com o freio traseiro. A modalidade também é conhecida como Wheeling, ou Stunt.

 

A moto, como dito acima, precisa ser preparada, isto é, precisa de ajustes para se adequar a esta prática, as motos usadas podem variar a sua potência, indo desde 50cc a 1200cc, e geralmente são tirados componentes da parte dianteira como painel, setas e farol. O piloto deve ter muito controle e preparo para desempenhar bem o esporte, pois além de muita técnica e segurança na execução das manobras, é necessário também muita força para o controle da moto que em geral dependendo da cilindrada pode ser muito pesada, então suor e exercícios não vão faltar ao praticante.

 

No Brasil, o esporte começou a ficar popular nos anos 90, e hoje existem muitos praticantes no país, mas por aqui, um grande problema ainda é a falta de patrocínio, fazendo com que o esporte ainda não consiga a devida notoriedade entre os esportes radicais. A maioria dos pilotos quando atingem certo nível vão para outros países da América do Norte e Europa. Lá encontram apoio por parte de patrocinadores e locais destinados para a prática desse esporte que exige espaço e asfalto de qualidade com medidas de 80 m de comprimento por 25 de largura.

 

O wheeling como prática esportiva no Brasil foi reconhecido em 2010 pelo Ministério do Esporte, maiores informações sobre o campeonato estadual e brasileiro consulte www.abrawheeling.com.br e www.cbwbrasil.com.br.

 

Se alguém for pego fazendo o “Wheelie” em vias públicas será autuado com uma multa gravíssima, sete pontos e habilitação apreendida, conforme o Denatran (Código de Trânsito, Lei nº 9.503)[2] (Art. 174 do Código de Trânsito Brasileiro). E segundo, procure fazer as coisas corretas, com bons profissionais e os devidos equipamentos de segurança, que serão citados abaixo, pois o Wheelie, como todo esporte radical pode ser muito perigoso.

 

Capacete: Normalmente são usados modelos de trilha (off-road).

 

Caneleira: Normalmente composta com uma espécie de joelheira, impede os constante impactos da moto com as pernas dos pilotos.

 

Calçados: (Botas): Usada para diminuição de impactos com o chão e com a moto.

 

Luva: Usadas geralmente para evitar calosidade devido o contato constante com a moto.

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias

Publicidade
Inviolável
Inviolável