Anuncie aqui
Anuncie aqui
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 30/09/2015 | JI-PARANÁ - POLICIAL

PRF recupera SW4 que havia acabado de ser furtada no Centro de Ji-Paraná; Veja como se proteger do dispositivo "Chapolin"


 

Na manhã desta terça-feira (29), Policiais Rodoviários Federais de Ji-Paraná, conseguiram recuperar uma SW4 que havia acabado de ser furtada no Centro da cidade. O veículo estava parado, próximo a balança, cerca de 10 KM de Ouro Preto do Oeste, e já estava com as placas trocadas.

 

A vítima contou à polícia que estacionou seu veículo próximo a Boticário e foi até ao HSBC. Quando retornou, não encontrou mais o seu carro. Ela também contou que avistou dois homens estavam sentados próximo ao veículo, observando o local. Então, ela acionou o alarme do carro e saiu.

 

A Polícia acredita que os ladrões usaram o dispositivo conhecido popularmente como “chapolin” para que o alarme do carro não funcionasse quando foi acionado pela proprietária.

 


CHAPOLIN

 

FlatOut 2014-07-05 às 11.49.25


O “chapolin” é um controle remoto para eletroeletrônicos, vendido ilegalmente em sites estrangeiros e brasileiros. Os criminosos descobriram um “efeito colateral” desse aparelho: quando acionado, ele inibe e invalida o comando de outros controles, como os dos alarmes de veículos. Dessa forma, o dono acredita que o carro foi trancado, mas o ladrão conseguirá abri-lo facilmente.

 

 

COMO VOCÊ PODE SE PROTEGER?

 

Em primeiro lugar, pare de usar o controle remoto longe do carro. Procure sempre acionar o controle o mais próximo possível, sempre verificando a presença de tipos suspeitos por perto. É bem provável que você já faça isso, mas comece a verificar que as portas estão travadas antes de se afastar. Claro: não deixe objetos de valor, muito menos os documentos dentro do carro. Se preferir, vale até voltar a trancar as portas com a chave, para evitar deixar o sinal eletrônico no ar pronto para ser capturado por algum desocupado.

 

Lembre-se que há dois tipos de aparelhos: o que impede o travamento, e o outro, capaz de clonar o controle. Contudo, procure se informar a respeito do funcionamento do seu controle original, pois já há algum tempo que os sistemas mais modernos trabalham com uma série de códigos que são alterados automaticamente cada vez que o alarme/travamento é acionado.

Fonte: www.comando190.com.br

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias
Publicidade
Inviolável
Inviolável