Anuncie aqui
Anuncie aqui
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 03/12/2015 | GERAL

Laerte cobra parecer que entrava criação de nova universidade


A criação de uma nova universidade federal em Rondônia foi o tema do pronunciamento do deputado Laerte Gomes (PEN), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, destacando que à exceção de Rondônia e Acre todos os demais Estados contam com mais uma universidade pública. No entanto, ele criticou o posicionamento de um conselheiro da Universidade Federal de Rondônia (Unir), que desde 2013 vem emperrando a tramitação deste projeto, ao não emitir seu parecer.

 

“Passamos por um momento de grande oportunidade e de avanço na educação pública em nosso Estado, com os consequentes impactos sociais, econômicos e culturais que esta oportunidade pode garantir. Defendo aqui, uma janela histórica aberta pelo processo de expansão das universidades federais no Brasil que, destaque-se, já contemplou a criação de quase duas dezenas de novas universidades em outros Estados da federação, nos últimos dez anos”, declarou o parlamentar.

 

De acordo com o deputado Laerte Gomes, a Unir se encontra instalada em apenas oito municípios (no interior através de extensão). Isto demonstra, disse, que a implantação do ensino superior público em nosso país se deu de forma desigual entre as regiões, “produzindo uma assimetria na oferta de vagas nas universidades, de modo a forçar, nos tempos de hoje, grandes deslocamentos de jovens aos centros do Sul e Suldeste, em busca de uma vaga em universidade públicas, dado o restrito acesso proporcionado pelos poucos cursos existentes em nossa terra”.

 

Informou o deputado que em 2012, vários municípios do interior se mobilizaram em audiência pública, com a formação de comitês locais, pró criação da nova universidade.  Continuando destacou que estas reivindicações sociais se converteram em um processo no âmbito da Unir, cuja tramitação teve início no Conselho Universitário daquela instituição, em janeiro de 2013.

 

O deputado Laerte Gomes lamentou que apesar do parecer favorável apresentado em maio do mesmo ano, este processo acabou sendo interrompido com o pedido de vistas, do conselheiro professor Julio Rocha.

 

Para o parlamentar não se sabe se por má fé ou negligência, este professor está segurando o processo ao longo de dois anos, trazendo um grande retrocesso para o ensino superior, além disso, está incorrendo no quesito irresponsabilidade, pois deveria já ter emitido parecer em 72 horas.

 

Finalizou o deputado cobrando um posicionamento do Conselho Universitário, e anunciou que na próxima semana o comitê pró criação da nova universidade buscará uma audiência com a reitoria da Unir.

Fonte: Assessoria

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias
Publicidade
Inviolável
Inviolável