Anuncie aqui
Anuncie aqui
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 08/04/2016 | GERAL

Em Ji-Paraná, Diretor do HM esclarece boatos sobre supostas vítimas de H1N1 e tranquiliza a população


Diante da grande veiculação de boatos em redes sociais dando conta que em Ji-Paraná três morrreram vítimas do vírus H1n1, a reportagem do COMANDO190 procurou o diretor do Hospital Municipal, Antelmo Ferreira e a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Eliana Pereira, para esclarecer os fatos.

 

 

De acordo com o diretor, o hospital municipal recebeu dois pacientes com suspeita de h1n1, porém, um dos pacientes acabou falecendo no começo da noite desta quinta-feira, dia 07. O outro paciente ainda encontra-se internado e isolado dos demais apenas por precaução, pois ele trabalha como frentista em um posto de combustível e teve contato com motoristas de várias partes do País. Atualmente seu quadro clínico é estável e está melhorando a cada hora que passa.

 

O Diretor do HM ressaltou que os dois casos são suspeitos e como o resulto dos exames laboratoriais demoram 40 dias para ficar pronto, tendo vista que são encaminhados para o Instituto Evandro Chagas, em Belém/PA, os pacientes recebem o tratamento para combater o vírus. “Todas as medidas de precaução já foram tomadas. Nós pedimos muita cautela para a população, evitar ficam em locais aglomerado e cuidar principalmente da higienização básica, como lavar as mãos com bastante água e sabão. Não existe este motivo para tanto pânico na cidade. Também recomendamos as pessoas que venham ao HM somente aqueles casos que realmente necessitam de hospital, pois em muitos casos as consultas podem ser feitas em postos de saúde”, finalizou o diretor.

 

A diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Eliana Pereira, comunicou que a vacinação H1n1 foi antecipada para a próxima segunda-feira, dia 11, para os grupos prioritários, que são idosos, crianças de até 05 anos de idade, gestantes e os profissionais de saúde que lidam diretamente com os pacientes.

 

Eliana Pereira ainda informou que os principais sintomas de uma gripe são febre (acima de 38 graus), tosse, dor de garganta, nariz escorrendo e dores no corpo. São diferentes de um resfriado que pode envolver qualquer dos sintomas acima EXCETO a febre acima dos 38 graus. Gripe é uma infecção causada por vírus, geralmente da família “influenza. A principal diferença da gripe comum para a gripe causada pelo Influenza H1N1 é a presença da SRAG que pode levar à morte.

 

Eliana Pereira também falou que os cuidados para a prevenção são simples, basta seguir as seguintes medidas:

 

- Lavar as mãos sempre. Antes e depois das refeições; depois de chegar da rua; antes e depois de atender cada paciente; Depois da academia; do Cinema; do Restaurante e etc

 

- Manter-se hidratado. Beber bastante água (de 2 a 3 litros) o dia todo. Hidratar o nariz com soro fisiológico (água com cloreto de sódio ‘sal’) de 2 a 3 vezes ao dia.

 

- Tomar Vitamina C, de preferência com Zinco para acelerar a absorção, ou consumir frutas cítricas diariamente.

 

- Evitar ambientes fechados; Se possível manter o ambiente mais arejado possível abrindo portas e janelas para circulação do ar

 

- Tomar a Vacina para gripe H1N1 nos postos de saúde ou em clínicas particulares – observar se a vacina data é a indicada para esta variação do vírus.

 

- Não compartilhe objetos pessoais; Fora de casa dê preferência aos descartáveis.

Fonte: www.comando190.com.br

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias

Publicidade
Inviolável
Inviolável