Notícia publicada em 20/11/2019 - 19:16:34 | GERAL

 

Espionar mensagens de texto é ilegal?

 

Há casos que a espionar as mensagens do celular de outra pessoa, é sim ilegal pois isso é uma invasão de privacidade de alguém. Uma vigilância escondida em um dispositivo móvel sem alguém saber é espionagem e viola o consentimento da pessoa.

 

Vendo por outro lado, existem alguns casos em que sim é permitido rastrear mensagens de texto e logs de chamada do celular de alguém. Vamos ver em casos específicos e entender melhor quais são esses momentos que são permitidos por lei:

  • Pais para sentirem mais seguros vigiam seus filhos menores de idade;
  • Quando um dono de uma empresa ou diretores verificam o celular dos funcionários, que sabem disso e concordam com essa atitude;
  • Por questão de segurança própria, que o próprio dono do aparelho instala para monitorar em casos de roubo ou furto;

Quando estamos falando de “espionagem legalizada” não recebe o nome de espionagem, mas sim de monitoramento. Isso pode não fazer diferença para algumas pessoas, mas o fator principal é a privacidade e como ela está sendo usada.

Vamos ver mais detalhadamente os exemplos citados anteriormente

 

Monitorando crianças menores de idade

 

Até os filhos chegarem a maioridade, os pais além de cuidarem deles também tem absoluta responsabilidade sobre eles. Eles decidem o que está certo ou não para os filhos, além de auxiliar no desenvolvimento de seus hábitos e habilidades. Quando são crianças

Atualmente, a privacidade da criança também envolve a segurança da família dependendo do endereço eletrônico que é acessado ou o que é postado. Hoje em dia é raro crianças que não possuem um tablet ou um celular em mãos, e por causa da sua inocência tem que redobrar o cuidado na vida online.

O cyberbullying é um dos grandes fatores de suicídio entre os jovens. Qualquer dispositivo que aparenta ser inofensivo, seja sele um smartphone ou tablet, crianças estão sempre correndo riscos, como pedofilia e acesso a informações intima da família, muito das vezes miais grave que se estivesse andando sozinhas pela cidade.

 

A forma mais rápida e fácil de comunicação entre qualquer pessoa, também nas ais novas é a mensagem de texto,  a forma mais eficiente de saber se seu filho está fazendo algo errado ou se há alguém com má intenção é através de um software de monitoramento de mensagens, que em muitos casos também é possível verificar e-mails. E não há com que o os pais se preocuparem, pois esse método de monitorar o celular é totalmente legal.

 

 

Supervisão de funcionários

 

A pedra angular de toda empresa de sucesso é proteger seus dados e mantê-los privados. Muitas empresas praticam a assinatura de um contrato de não divulgação (NDA) entre um empresário e um funcionário, que coloca seu nome para não compartilhar materiais, conhecimentos ou informações confidenciais com terceiros

 

Como parte de um acordo entre os lados acima mencionados, um funcionário pode perceber que seu dispositivo móvel corporativo estará sob vigilância, para controlar as atividades nele e impedir o vazamento de dados.

 

Isso significa que o monitoramento de dispositivos corporativos e das atividades dos funcionários, incluindo mensagens de texto recebidas e enviadas, não viola a lei, caso os funcionários saibam e concordem com ela.

 

 

Monitorando dispositivos pessoais

 

Ninguém pode proibi-lo de instalar nenhum software em seu próprio dispositivo. Assim, você pode usar um aplicativo de monitoramento em seu smartphone ou tablet e sempre saber o que está acontecendo, mesmo que você o entregue a outra pessoa.

 

Uma pessoa que leva seu dispositivo para uso deve perceber que, embora esteja usando no momento, esse dispositivo pertence a você. E você, como proprietário, tem todos os direitos para monitorá-lo, rastrear onde está, ler mensagens de texto nele e monitorar todos os tipos de atividades realizadas.

 

 

 

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

 

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se

prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

 

Publicidade

 

 

 

Publicidade

 

 

Home Notícias Vídeos Classificados Fale Conosco Curiosidades